Um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) sob suspeita de praticar estupro virtual. A ação policial ocorreu em uma operação conjunta entre a Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I) e a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), na tarde desta sexta-feira (19), em uma residência localizada em uma área de classe média de Brasília.
Durante a diligência, os peritos da PCDF conseguiram acessar os arquivos em um computador utilizado pelo adolescente, encontrando evidências do crime, incluindo imagens de cenas de sexo explícito e pornografia envolvendo crianças e adolescentes.
Além disso, chamou a atenção o estado de degradação do ambiente doméstico do jovem, evidenciando sinais de abandono familiar.
A PCDF apreendeu vários dispositivos eletrônicos, celulares e computadores no local, que serão submetidos à perícia para investigação mais aprofundada dos estupros virtuais, bem como de possíveis outras infrações cometidas pelo adolescente.
Mas o que é estupro virtual?
O estupro virtual é uma prática na qual os agressores utilizam fotos falsas para chantagear as vítimas, manipulando-as com ameaças de divulgação de imagens íntimas ou exigindo atos sexuais em frente às câmeras.
A legislação brasileira sobre estupro prevê condenação nos casos em que a vítima é coagida a produzir conteúdo sexual para o agressor.
O jovem foi encaminhado à Vara da Infância e da Juventude (VIJ) e pode ser submetido a uma série de medidas socioeducativas, dentre elas, a possibilidade de internação.