Redes Sociais

Últimas

“Estamos desideologizando o Mercosul”

Marcos Rocha

Publicado

em

"Estamos desideologizando o Mercosul" 15
Reprodução | UOL

O ministro Ernesto Araujo (Relações Exteriores) declarou que a política externa do Brasil está plenamente integrada à aliança liberal conservadora que surgiu no país e em outras partes do mundo.

De acordo com o chanceler, além das cadeias globais de valor, o país também quer se enquadrar em uma “cadeia global de ideias”. 

“Estamos desideologizando o Mercosul. Estamos colocando nossas visões de mundo, junto a uma economia baseada no liberalismo e com uma basa sólida e saudável e em valores profundos”, disse.

O embaixador enfatizou que essa “desideologização” também está acontecendo com a União Europeia, o que facilitou a conclusão de um acordo de livre comércio, depois de 20 anos de negociação.

De acordo com o ministro, essa visão de mundo está ajudando o Brasil. Ele citou como exemplos o aumento cada vez maior de políticos europeus que defendem a saída do país da União Europeia, tal como está ocorrendo com o Reino Unido, e a expansão do número de congressistas conservadores eleitos recentemente no Parlamento europeu.

“Durante muito tempo, os europeus impunham suas condições, tínhamos um modelo de integração no Mercosul parecido com o da UE. Só que o Mercosul é o Mercosul”, ponderou.

Essa aliança liberal conservadora, ressaltou o chanceler , pode ser vista com clareza no Brasil, inclusive nas ruas, em manifestações que ocorreram no último domingo e no fim de maio.

“A sociedade conservadora se mobiliza a favor de reformas liberais, como a Previdência, a abertura econômica e a Lava Jato. Isso produz um sentimento e um dinamismo completamente diferente”, enfatizou.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

CONTATO: [email protected] | Editor-chefe do Conexão Política, residente e natural de Campo Grande/MS, assistente de gabinete junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) e estudante de Ciências Jurídicas.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites