Redes Sociais

Mundo

Estados Unidos derrubam mais sites usados pela organização terrorista Kata’ib Hezbollah

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

O Departamento de Justiça dos EUA derrubou os sites “Aletejahtv.com” e “kataibhezbollah.com”, que eram utilizados ilegalmente pelo Kata’ib Hezbollah, grupo terrorista paramilitar xiita apoiado pelo Irã e ativo no Iraque.

“Ações como essas são cruciais para evitar que entidades e organizações terroristas designadas usem sites dos EUA para recrutar novos membros e promover suas visões de mundo distorcidas”, disse o Procurador-geral adjunto de Segurança Nacional, John C. Demers. “Embora este caso seja um lembrete de que os terroristas não precisam pisar em nosso país para promover seus objetivos, as ações de hoje mostram que o Departamento fará o que for necessário para detê-los.”

“Seremos firmes em proteger nossa infraestrutura eletrônica e sistema de comércio do uso por grupos terroristas”, disse o Procurador-geral dos EUA, Byung J. “BJay” Pak, do Distrito Norte da Geórgia. “Esta apreensão mostra que continuaremos a alavancar nosso alcance nacional para impedir que esses grupos usem recursos dos EUA para promover sua agenda terrorista.”

“A Internet está continuamente sendo atualizada com novas ameaças à segurança de nossa nação, mas continuaremos a crescer e enfrentar esse desafio”, disse G. Zachary Terwilliger, Procurador dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia. “O sucesso desta apreensão deve servir como uma mensagem para outras pessoas que ameaçam a segurança de nossas comunidades: continuaremos a lutar contra grupos terroristas e sua propaganda, independentemente do domínio.”

“O Escritório de Fiscalização das Exportações do Departamento de Indústria e Segurança continuará a impedir agressivamente organizações terroristas apoiadas pelo Irã, como o Kata’ib Hizballah, de utilizar redes e serviços online com base nos EUA em violação à lei dos EUA”, disse P. Lee Smith, fiscal de exportações do Departamento de Indústria e Comércio, que participou das investigações. “O Departamento de Indústria e Segurança está comprometido em proteger nossos combatentes e Forças Aliadas de atos terroristas de violência inspirados e dirigidos por meio de redes online.”

Em 2 de julho de 2009, o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos designou Kata’ib Hizballah como uma organização terrorista, por cometer, dirigir, apoiar e representar um risco significativo de cometer atos de violência contra Coalizão e Forças de Segurança do Iraque. No mesmo dia, o Departamento de Estado dos EUA designou o Kata’ib Hezbollah como Organização Terrorista Estrangeira por cometer ou representar um risco significativo de cometer atos de terrorismo.

Em 31 de agosto de 2020, de acordo com um mandado de apreensão no Distrito do Arizona, os Estados Unidos apreenderam “Aletejahtv.com” e “Aletejahtv.org”. “Aletejahtv.com” e “Aletejahtv.org” agiram como braço de mídia do Kata’ib Hezbollah e publicaram comunicações na Internet, como vídeos, artigos e fotografias. Essas comunicações incluíam vários artigos destinados a promover a agenda do Kata’ib Hezbollah, particularmente desestabilizando o Iraque e recrutando outros para se juntarem à sua causa. Eles também funcionavam como um canal de transmissão de televisão online ao vivo, “Al-etejah TV”.

Dentro de semanas, os agentes federais localizaram o conteúdo de “Aletejahtv.com” e “Aletejahtv.org” em “Aletejahtv.com” e “kataibhezbollah.com”, incluindo a bandeira do Kata’ib Hizballah e as palavras “Resistência Islâmica, Kataib Hezbollah.” O conteúdo incluía até fake news sobre a COVID-19, destinadas a prejudicar a percepção dos Estados Unidos nas mentes dos cidadãos iraquianos e desestabilizar a região em benefício do Irã.

A lei federal americana proíbe entidades designadas como o Kata’ib Hizballah de obter ou utilizar bens ou serviços, incluindo sites e serviços de domínio, nos Estados Unidos sem uma licença do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Office of Foreign Assets Control). “Aletejahtv.com” e “kataibhezbollah.com” são nomes de domínio que pertencem e são operados por uma empresa dos Estados Unidos com sede em Reston, no estado da Virgínia. Segundo o Dept. de Justiça dos EUA, o Kata’ib Hizballah não obteve uma licença do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros antes de utilizar os nomes de domínio.

Em 14 de outubro de 2020, de acordo com um mandado de apreensão emitido no Distrito Leste da Virgínia, os Estados Unidos derrubaram os sites “Aletejahtv.com” e “kataibhezbollah.com”.

Ao acessar os sites, os visitantes agora recebem a seguinte mensagem:

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites