Os Estados Unidos registraram na semana passada um número recorde de 3,28 milhões de solicitações de seguro desemprego em meio à medidas restritivas para comércio e indivíduos.
O número de americanos entrando com os pedidos foi quase cinco vezes maior que o recorde anterior. Foram 3 milhões de pedidos a mais na semana encerrada em 21 de março, em relação à semana anterior.
Os estados que lideraram a alta no desemprego nesse período foram Pensilvânia, Califórnia, Massachusetts, New Jersey e Ohio, estados que estão sob os chamados ‘lockdowns’. As empresas americanas anunciaram as demissões após autoridades estaduais e locais ordenarem que empresas consideradas não essenciais fechassem suas portas em resposta à pandemia de coronavírus.
Pensilvânia registrou no período quase 400 mil novos pedidos de seguro desemprego, o estado está sob lockdown desde a semana passada. Ohio e Califórnia também estão com estabelecimentos comerciais considerados não-essenciais fechados. Os dados são do Departamento de Trabalho dos EUA e foram divulgados nesta quinta-feira (26).
Os estados menos impactados com a onda de desemprego gerada pelo coronavírus são South Dakota, Georgia e Utah, estados que não estão sob lockdown total e que mantêm algum grau de normalidade em suas atividades econômicas.