Neste domingo (10), o embaixador de Malta na Finlândia, Michael Zammit Tabona, renunciou ao cargo depois de uma mensagem publicada no Facebook, em que comparou a chanceler alemã Angela Merkel com o ditador nazista Adolf Hitler.
Em um post do Facebook na sexta-feira (8) – dia que foi comemorado os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa – Zammit Tabona disse: “75 anos atrás paramos Hitler. Quem vai parar Angela Merkel? Ela realizou o sonho de Hitler de controlar a Europa”.
A renúncia de Zammit Tabona, que foi nomeado embaixador na Finlândia em 2013, logo após a eleição do Partido Trabalhista, foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores de Malta, informou o Times de Malta.
“O ministro [das Relações Exteriores] Evarist Bartolo imediatamente aceitou a renúncia do embaixador e enfatizou que as declarações do embaixador sobre a chanceler alemã Angela Merkel não eram representativas da amizade e respeito mútuo entre Malta e a Alemanha”, afirmou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Malta.
O ministro de Malta acrescentou que lembraria os diplomatas da importância de usar as mídias sociais de maneira adequada e responsável.