Enquanto alguns americanos estocam água e papel higiênico, muitos outros estão estocando munição. Dados divulgados por um dos maiores sites de venda de munição dos EUA, o Ammo.com, mostram um aumento significativo na venda de munições para arma de fogo nas últimas semanas no país.
A Ammo.com também divulgou dados que mostram de onde vem o aumento na demanda.
Enquanto muitas lojas de armas nos EUA registraram um aumento da demanda a partir da semana passada, a equipe da Ammo.com disse que começou a sentir uma demanda crescente já no final de fevereiro, com um aumento de 53% nas vendas no dia 23 de fevereiro. Em 15 de março, o site diz que as vendas aumentaram surpreendentemente 276%.
Ao comparar 22 dias de vendas, de 23 de fevereiro a 15 de março de 2020 com as vendas de 1 de fevereiro de 2020 a 22 de fevereiro, os dados mostram essas estatísticas impressionantes:
- Aumento de 309% na receita;
- Aumento de 222% nas transações;
- Aumento de 77% no tráfego do site;
- Aumento de 27% no tamanho médio do pedido
Grande parte do tráfego on-line parece ser proveniente de estados que relataram um número alto de casos de coronavírus chinês ou estados que fazem fronteira com outros onde foram relatados muitos casos.
Vermont não tinha vendas anteriores, por isso ocupa o primeiro lugar da nossa lista. Embora seus casos com o coronavírus chinês sejam mínimos, faz fronteira com Massachusetts e Nova York, dois pontos importantes para o coronavírus.
Delaware teve um crescimento de vendas de 4.529%. O número do próprio estado é baixo, mas é cercado por uma alta concentração de casos em Nova Jersey e na região da Filadélfia.
Oklahoma registrou um crescimento de 1.081% nas vendas; o estado faz fronteira com estados como Texas e Colorado, ambos atingidos pelo coronavírus.
O Mississippi também registrou um aumento significativo de 1.049%, talvez influenciado por sua proximidade com a Louisiana, que superou 100 casos confirmados.
O estado da Louisiana teve um crescimento de 1.041%, o que pode ser devido ao número crescente de casos que o estado registrou na última semana.
O Alabama, que faz fronteira com hotspots como a Flórida e Geórgia, teve um aumento de 892% nas vendas.
Wyoming, que faz fronteira com o Colorado, estado com mais de 100 infectados pelo coronavírus, registrou um aumento de 819%. O aumento de vendas no Colorado atingiu 667%.
Idaho, que faz fronteira com o estado de Washington, o epicentro americano do surto de coronavírus, teve um crescimento de 586% nas vendas de munição.
Oregon viu um aumento de 550%. Compartilhando fronteiras com Washington e Califórnia, o estado está localizado entre os dois primeiros estados a confirmar a doença nos EUA.
De acordo com a Ammo.com, os texanos têm sido seus maiores clientes nas últimas três semanas em termos de volume, com as vendas para o Lone Star State aumentando 338%.
Tipo de munição
A munição mais popular no momento parece ser de 9mm, seguida de perto por .223 / 5.56 e .45 ACP. Outros calibres populares no momento incluem cartuchos de espingarda de 7.62 × 39, calibre 40 e calibre 12.