A jornalista Leda Nagle entrevistou o jurista Modesto Carvalhosa e conseguiu tirar dele muitas declarações interessantes.
Segundo o jurista, o ministro do STF Gilmar Mendes tem conduta incompatível para com a magistratura ou qualquer outro cargo público. Carvalhosa diz que o STF tornou-se uma fábrica de Habeas Corpus por causa de Gilmar Mendes.
O jurista fez duras críticas ao Congresso e ao Senado, chegando a chamar Davi Alcolumbre de “Renan renovado”, “Renanvado”. Destacou que Renan é velho, enquanto Alcolumbre tem toda a juventude da política fisiológica: “ele é um horror”, declarou.
Carvalhosa afirmou que os senadores não têm ligação nenhuma com o povo, e que o Estado tornou-se démodé, totalmente ilegítimo, sem o respeito do povo: “[…] sofrem de um autismo político, Brasília é um autismo político, não tem relação com a nação, nenhuma”. O jurista disse também que o risco de uma Revolução Francesa não deve ser descartado em nosso país, mediante toda a revolta do povo para com a classe política.
Perguntado sobre a reforma da previdência do Paulo Guedes, Modesto teceu elogios ao projeto, adjetivando-o como “rico” e “belo”. Ele disse estar surpreso pelo fato de Guedes, um “liberal fanático” ter tanta “acessibilidade social”.
Sobre a constituição brasileira atual, o jurista disse que deveria mudar totalmente, resumindo-a a uma constituição principiológica. Ele sugeriu ainda algumas mudanças: Acabar com o fundo partidário, acabar com emendas parlamentares, acabar com reeleição e colocar mandatos de 6 anos e acabar com a estabilidade de servidores públicos.
Sobre o governo Bolsonaro, Carvalhosa afirmou não se importar com a personalidade forte do presidente e destacou que o governo não aparelhou o estado por meio da distribuição de cargos políticos para incompetentes.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR