O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, concedeu entrevista à GloboNews neste último domingo (24).
Durante quase duas horas, ele respondeu perguntas sobre sua saída do comando da pasta e sobre a atual situação do Brasil no combate à covid-19.
No entanto, ao receber certas perguntas, principalmente quando tentavam jogá-lo em confronto contra o presidente Jair Bolsonaro, Teich subiu o tom de voz. Em uma de suas respostas, o ex-ministro chegou a classificar a pergunta como um “desserviço” para a população brasileira.
Num determinado trecho da entrevista, ao responder o oncologista e hematologista Daniel Tabak, convidado pela emissora para fazer perguntas, Teich afirmou:
“Ninguém deixou de fazer coisas por causa da cloroquina, essa é uma visão absolutamente equivocada. Nada parou por causa da cloroquina, o que aconteceu foi uma polarização em torno dela. Mas o mundo não parou por causa da cloroquina. Das medidas que tinham de ser tomadas, todas foram tomadas. A sua visão está absolutamente errada. Não sei de onde você tirou isso, só posso dizer que está errada. Lamento que você pense assim e eu lamento que você fale isso em uma televisão como essa. É muito ruim pra sociedade, isso é um desserviço para a sociedade”.
Em outro momento, Teich voltou a usar um tom mais firme para dizer que nunca deixou de se importar com as pessoas durante sua gestão.
“Ninguém deixa de ter compaixão com as pessoas que morreram. Enquanto eu estive lá, compaixão foi uma palavra-chave. E eu fui para a linha de frente ver como os profissionais de saúde viviam. Eu vi um monte de gente no leito de UTI. O que não faltou no meu período foi compaixão. Se você acha isso, você está errado de novo”, disparou.
Ao responder ao jornalista Valdo Cruz, que perguntou a Teich sobre o isolamento vertical, já insinuando que ele seria contrário à medida, o ex-ministro afirmou: “Eu preciso que você fale o que eu disse e não o que eu não disse. Eu preciso que vocês digam que eu sou a favor de um isolamento mais seletivo, nem vertical, nem horizontal. Você vai estar fazendo uma coisa que não é boa para o Brasil, que é polarizar na hora que mais precisamos de harmonia”.
ASSISTA
https://twitter.com/lnunesjr/status/1264730218545270784
“Tudo que você está falando a gente já faz. As ações existem, estão acontecendo. Eu não sei de onde você está tirando que não existem ações.”
###
“É muito ruim para sociedade você fazer isso! Isso é um desserviço para sociedade…” @TeichNelson mitou II 👏🏽👏🏽 pic.twitter.com/PzXTdulvWH— Luiz Lima (@Oficialluizlima) May 25, 2020
“Eu preciso que você fale o que eu disse e não o que eu não disse.” @TeichNelson mitou!!! 👏🏽👏🏽👏🏽 pic.twitter.com/C6XWVn91Bn
— Luiz Lima (@Oficialluizlima) May 25, 2020