O presidente russo Vladimir Putin disse que a marinha russa receberá 40 novos navios e embarcações este ano; Putin fez o anúncio enquanto participava de um desfile naval em São Petersburgo no domingo (26), marcando o dia da Marinha na Rússia.
O desfile em São Petersburgo e na cidade vizinha de Kronshtadt contou com 46 navios e embarcações e mais de 4.000 soldados e teve como objetivo “demonstrar o crescente poder de nossa marinha”, disse Putin na sexta-feira (24).
“A capacidade de nossa marinha cresce constantemente”, disse durante a cerimônia. “Este ano, 40 navios e embarcações de diferentes classes entrarão em serviço”.
Ele também anunciou uma série de armas hipersônicas que serão instaladas em algumas áreas da Marinha, o que, segundo ele, aumentaria suas capacidades de combate. A modernização das forças armadas russas tornou-se uma prioridade crescente para Putin nos últimos anos, à medida que as tensões com o Ocidente aumentaram na última década, principalmente com a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e sua intervenção na guerra civil síria.