Na entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta última segunda-feira (11), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou que o STF é a suprema corte que mais trabalha no mundo.
A declaração foi dada ao justificar gastos e rendimentos de juízes no Brasil.
“Esse momento de exemplo é o que estamos fazendo, trabalhando, dando prioridade aos casos da covid-19. [O STF] é a suprema corte que mais trabalha no mundo, que mais decide no mundo. Desde 14 de março começamos a catalogar casos envolvendo a covid. Já são 1.800, com 1.600 decisões”, declarou.
E acrescentou: “A suprema corte dos EUA, que tem uma remuneração anual maior que a do Brasil, ela julga por ano cem casos. A da Alemanha, cada turma, que lá chama Senado, julgam 80 casos cada uma. O Supremo trabalha e trabalha muito. Exemplo se dá trabalhando”.
Em 2019, o salário dos ministros do STF subiu de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. O reajuste, de 16,3%, foi aprovado em sessão administrativa por 7 votos a 4.
O aumento foi depois confirmado pelo Congresso Nacional, ocasionando um efeito cascata na administração pública, uma vez que o salário dos ministros serve de teto para a remuneração de todos os servidores públicos.
Mesmo assim, Toffoli argumenta que o Supremo Tribunal Federal irá economizar 15% do orçamento em 2020.