A atriz mexicana Dulce Maria, conhecida por seu papel como Roberta em Rebelde, publicou um vídeo antiaborto em suas redes sociais na última segunda-feira (25).
“Todos os seres humanos são livres para decidir e acreditar no que querermos. Lutamos para ser livros, nos expressarmos, sermos respeitados. Lutamos pela liberdade, pela igualdade, para que nossa voz seja escutada. Acredito que a força e a mudança estão no amor, e nossa liberdade começa com o direito de viver”, escreveu a atriz mexicana na legenda do vídeo.
Dulce também rebateu uma das críticas, vinda de uma brasileira.
“Infelizmente, o que você e muitas pessoas conheceram de mim foi apenas um personagem, mas eu tenho sido sempre a mesma”, finalizou Dulce.
Aborto no México
Temática bastante discutida nos dias atuais, a descriminalização do aborto na capital mexicana “foi um fracasso na política pública”, na opinião de Cándido Pérez, doutorando em Políticas Estratégicas de Gestão e Desenvolvimento na Universidade de Anahuac e médico do Centro de Estudos e Formação Integral para a Mulher do México (CEFIM).
Ao portal UOL, ele disse que descriminalização do aborto não significa que as mortes não irão ocorrer.
ainda pontua que nenhum setor da saúde tem conhecimento sobre os hospitais privados que realizam tal procedimento.
“É difícil dizer que (o aborto) acaba com a clandestinidade, quando se desconhece tudo o que acontece no âmbito privado. Uma das grandes deficiências é o fato de hospitais particulares não terem a obrigação de informar nenhuma autoridade pública sobre quantos abortos realizam, em que condições ou que tipo de procedimento fez”, pontuou.
E foi além.
“Não se pode falar de liberdade de decisão das mulheres quando existe apenas uma alternativa. A política da interrupção legal da gravidez é a única neste sentido. Uma alternativa seria as autoridades se preocuparem verdadeiramente com as mulheres para que seja possível ajudá-las com alternativas reais diante de uma gravidez não desejada”, finalizou Pérez
Todos los seres humanos somos libres de decidir y creer en lo que queramos…luchamos por ser libres ,expresarnos,ser respetad@s,por la equidad,porque nuestra voz sea escuchada; creo que la fuerza y el cambio están en el AMOR y nuestra libertad empieza con el derecho de vivir🙌 pic.twitter.com/ASAhW4xtDR
— Dulce Maria (@DulceMaria) March 25, 2019