Imagem: AFP
O presidente eleito Jair Bolsonaro visitará Washington no começo do ano que vem, com propósito de encontrar um terreno comum com o presidente Donald Trump, disse uma autoridade dos EUA na sexta-feira.
Segundo informações do jornal ABC News, o secretário de Estado, Mike Pompeo, participará integralmente da cerimônia de posse de Bolsonaro.
“Estamos ansiosos para o que esperamos ser sua primeira visita oficial em 2019, logo no início do ano”, disse a autoridade a repórteres, sob condição de anonimato.
A administração Trump vê um forte aliado em Bolsonaro, que está seguindo a liderança dos Estados Unidos em transferir a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém e tem criticado os esforços internacionais para combater a mudança climática.
O funcionário dos EUA observou que tanto Bolsonaro quanto Pompeo alertaram sobre os riscos para a América Latina do aumento do investimento da China, cujo financiamento de projetos se transformou em armadilhas de dívidas.
Após desembarcar no Brasil, Pompeo viajará para a Colômbia, onde falará com o presidente Ivan Duque sobre assumir uma posição firme contra o ditador venezuelano Nicolas Maduro.