A Dinamarca proibiu a comercialização de três tipos de macarrão instantâneo da marca sul-coreana Samyang devido ao alto teor de Capsaicina, composto químico presente nas pimentas.
A agência reguladora de alimentos dinamarquesa anunciou nesta quarta-feira (12) que os produtos “Hot Chicken Ramen 3x Spicy”, “Hot Chicken Ramen 2x Spicy” e “Chicken Flavor Ramen” são excessivamente picantes, tornando-os inadequados para consumo e podendo causar “envenenamento agudo”.
A agência recomenda que os consumidores que já adquiriram os produtos os devolvam às lojas onde foram comprados ou os descartem no lixo.
Apesar disso, a autoridade de saúde da Dinamarca tranquilizou os pais, afirmando que, caso seus filhos apresentem sintomas de intoxicação após consumir o produto, não há motivo para alarme. Eles devem entrar em contato com as autoridades de saúde para obter orientação.
Produto disponível no Brasil
A Samyang é uma das maiores produtoras de macarrão instantâneo do mundo. Fundada na Coreia do Sul em 1961, a empresa gera receitas superiores a US$ 500 milhões por ano, conforme o último relatório financeiro.
Um dos principais produtos da marca é a linha Buldak, famosa por ser uma das mais picantes do mundo. Essa linha inclui os macarrões instantâneos Hot Chicken Ramen, agora proibidos na Dinamarca.
No Brasil, esses produtos são encontrados em diversos mercados especializados em alimentos asiáticos e também em lojas online, sendo vendidos em média por R$15.
Os produtos da Samyang não constam na lista de itens impróprios para consumo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A empresa não possui representação oficial nem fábrica no Brasil.