Redes Sociais

Mundo

De olho na Rússia, Suécia aumentará orçamento de defesa em 40%: ‘Um ataque armado não pode ser descartado’

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

A Suécia anunciou que aumentará o investimento no setor de defesa do país em 40%. Um extra de 27 bilhões de coroas suecas (US $ 3 bilhões) será adicionado ao orçamento do setor de 2021 a 2025.

“Um ataque armado à Suécia não pode ser descartado”, afirmou o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist.

O aumento do investimento proposto, que ainda precisa ser aprovado pelo parlamento, teria como alvo todos os ramos das forças armadas e faria com que o número de pessoal aumentasse de 60.000 para 90.000.

De acordo com a mídia local, após o fim da Guerra Fria, a Suécia reduziu seus investimentos militares. Isso foi assunto de debate por um longo tempo, e o parlamento do país acabou decidindo por uma reviravolta após a anexação da Península da Crimeia pela Rússia em 2014.

A Suécia reintroduziu o serviço militar obrigatório em 2017 e, em janeiro de 2018, o não-membro da OTAN reiniciou uma guarnição na ilha de Gotland, em meio a preocupações sobre as intenções russas na Europa e no Báltico.

Hultqvist advertiu, porém, que reconstruir os militares seria um processo demorado e lamentou que o “desarmamento anterior foi longe demais”, conclamando os futuros líderes a não “repetir os erros” e manter a “estabilidade”.

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites