Foto: Divulgação
O humorista Danilo Gentili venceu na justiça Gilberto Dimenstein, o dono do site Catraca Livre.
Tudo começou quando a página no facebook do Catraca Livre, fez uma publicação acusando Danilo de racismo por uma foto em que o humorista posta uma foto com Juliana, amiga e parceira de trabalho.
Na legenda estava a seguinte fala:
“De um lado este maravilhoso chocolate que comerei o dia todo neste domingo especial. Do outro, um ovo de páscoa com meu nome”
Isso foi suficiente para que a página tentasse “queimar” Danilo que respondeu em sua página no Facebook. Gilberto não gostou e acionou judicialmente Danilo que foi obrigado a retirar a postagem do seu perfil do facebook e pagar indenização diária de mil reais.
De acordo com o Justiça em Foco, o humorista inconformado com a primeira sentença, Danilo Gentili constituiu o Dr. Maurício Bunazar, doutor em Direito Civil pela USP e professor desta área. O preparado causídico interpretando uma das cláusulas pétreas da Constituição Cidadã de 1988 – liberdade de expressão – fez a contestação, embargou os efeitos da ação, desconstruindo os argumentos da réplica apresentado pelo autor. Como enfatizou na petição o Dr. Maurício Bunazar, as ou figuras públicas, servem como matéria prima, para o humor. Imaginem se o Presidente Donald Trump processasse todos os humoristas e caricaturistas dos Estados Unidos? Trump é no momento, a fonte inesgotável do humor e da caricatura. Diversas decisões, em outras Cortes de Justiça do país, foram apresentadas em forma de “recorte” pelo Dr. Maurício Bunazar, que conseguiu de forma exitosa, a sentença final da ação, prolatada no último dia 03 de setembro (2018) pela Juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha.
A redação do site, obteve acesso a sentença, e constatou que a decisão da Dra. Gisele Valle Monteiro da Rocha, inocentou o réu Danilo Gentili, e condenou o Jornalista Gilberto Dimenstein a pagar às custas processuais, e honorários ao vencedor da contenda.