Redes Sociais

Coronavírus

Coronavírus: UFRJ alerta para possíveis efeitos neurológicos

Tiago Netto

Publicado

em

Pixabay

Neurocientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e da Queen’s University (Canadá) publicaram, nesta terça-feira (21), um artigo de perspectiva na revista Trends in Neurosciences, do grupo Cell, chamando a atenção para o fato de que o Sistema Nervoso Central (SNC) pode ser afetado pela COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Intitulado “Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and the Central Nervous System” — em tradução livre: “Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2 e Sistema Nervoso Central” —, o artigo aponta que alterações neurológicas podem ocorrer em pacientes com Covid-19.

“As descobertas emergentes indicam que, além do sistema respiratório, outros sistemas, incluindo o SNC, podem ser afetados em pacientes com COVID-19”, diz Jorge Moll, médico pela UFRJ e também presidente do conselho do Idor.

Com base em décadas de estudos sobre outros coronavírus e outras famílias de vírus, a pesquisa destaca que o novo coronavírus também pode afetar direta ou indiretamente o cérebro.

“Alterações neurológicas e da imagem cerebral, incluindo encefalite, foram descritas em pacientes com COVID-19”, acrescenta Fernanda Tovar-Moll, doutora em Ciências Morfológicas pela UFRJ e diretora-presidente do Idor.

Fernanda de Felice, professora associada do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ ressaltou a importância de acompanhar os pacientes que foram infectados pela Covid-19, nos próximos anos.

“A infecção por SARS-CoV-2 pode favorecer ou aumentar a suscetibilidade ao desenvolvimento da doença de Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos.”

Confira a pesquisa na íntegra clicando aqui.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Colunista do Conexão Política. Brasileiro com muito orgulho e apaixonado por esta nação. Cristão.

alan correa criação de sites