A Justiça Federal do RS condenou Corinthians e Odebrecht, entre outros a devolverem 400 milhões a Caixa Econômica Federal. A ação foi movida por ação popular, ajuizada em 2013 por um advogado gaúcho que questionava a legalidade do financiamento da Arena Corinthians.
Confira um resumo da sentença:
“Um repasse milionário de dinheiro público, captado por uma empresa privada especialmente criada para este fim e com capital social no valor de R$ 1 mil, embasado em garantias incertas e que beneficiou, além de um time de futebol, uma construtora contratada sem licitação. Assim pode ser resumido, conforme sentença proferida pela 3ª Vara Federal de Porto Alegre, o negócio realizado entre a Caixa e a SPE Arena Itaquera S/A que possibilitou o empréstimo de R$ 400 milhões do BNDES para a construção da Arena Itaquera, estádio do Corinthians.”
A decisão da 3ª Vara Federal de Porto Alegre determinou o ressarcimento de 400 milhões da empresa SPE Arena Itaquera S/A a Caixa. Segundo o Estadão, o Corinthians ainda não se pronunciou sobre o assunto.