A Coreia do Norte explodiu um prédio de escritórios inter-coreano dentro de sua fronteira, em um ato na terça-feira (16) que aumenta acentuadamente as tensões na Península Coreana. O Ministério da Unificação de Seul disse que o prédio, na cidade de Kaesong, na fronteira com a Coreia do Norte, foi destruído às 14h49 (horário local), mas não deu mais detalhes.
Fotos da agência de notícias Yonhap mostraram fumaça subindo do que parecia ser um complexo de edifícios. A agência disse que a área fazia parte de um parque industrial agora fechado, onde ficava o escritório de ligação.
A ameaça militar é a mais recente de uma série de declarações cada vez mais hostis feitas pela Coreia do Norte nas últimas semanas.
A Coreia do Norte havia ameaçado demolir o escritório à medida que intensificava sua retórica inflamada sobre o fracasso de Seul em impedir que ativistas usassem panfletos de propaganda através da fronteira.
Alguns analistas dizem que a Coreia do Norte parece estar preparando as bases para uma provocação significativa, possivelmente a mando da China, como aviso aos EUA.
No sábado (13), Kim Yo Jong, a irmã influente de Kim Jong Un (líder da Coreia do Norte), alertou que Seul logo testemunharia “uma cena trágica do inútil escritório de ligação Norte-Sul (na Coreia do Norte) sendo completamente destruído”. Ela também disse que deixaria para os militares da Coreia do Norte o direito de dar o próximo passo de retaliação contra a Coreia do Sul.
Leia também: Irmã de Kim Jong-un ameaça Coreia do Sul com ação militar