Redes Sociais

Últimas

Confira o que disseram os chefes de Estado na reunião do Brics

Marcos Rocha

Publicado

em

Alan Santos | PR

O presidente Jair Bolsonaro está em Osaka, no Japão, para participar da cúpula do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta.

O chefe do Executivo já se reuniu com o secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), com o presidente do Banco Mundial e também presidiu uma reunião entre os BRICS, grupo econômico que envolve Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O Conexão Política listou alguns dos principais assuntos tratados entre os chefes de Estado presentes na reunião informal.

O presidente Vladimir Putin (Rússia) declarou que é preciso um modelo de governança global com base na soberania dos países. Ele também defendeu a redução do preço dos combustíveis, citou a necessidade de transição para um sistema de energias limpas e comentou sobre a situação da Venezuela e do Afeganistão.

Já Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, defendeu a utilização de recursos sustentáveis. Para ele, “desenvolvimento só é desenvolvimento quando reduz desigualdade casado com preservação do meio-ambiente”. Além disso, também fez reclamações sobre o terrorismo  e queda de investimentos em infraestrutura.

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu que os países do grupo possuem mais interesses em comum do que diferenças. Ele deseja que os países do Brics se unam para “ir contra contra sanções unilaterais que venham perturbando a ordem mundial”.

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, disse que os maiores desafios estão na batalha contra a desigualdade, a pobreza e o desemprego. Ele também declarou estar “ciente da disparidade que existe entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”, mas que é necessário insistir no imperativo do desenvolvimento do comércio.

Há um encontro entre os líderes do Brics previsto para acontecer em novembro, no Brasil.

Será a terceira vez que o Brasil sediará uma reunião da cúpula.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

FALE COMIGO: [email protected] | Editor-chefe do Conexão Política | Residente e natural de Campo Grande/MS

alan correa criação de sites