O projeto alocaria US $ 17 bilhões para companhias aéreas e permitiria que trouxessem de volta mais de 32.000 trabalhadores licenciados em outubro
As companhias aéreas dos EUA estão prestes a receber uma extensão de quatro meses de um programa de assistência governamental que deve fornecer outros US $ 17 bilhões para financiar os custos da folha de pagamento, disseram assessores do Congresso à Reuters.
Um projeto de lei de alívio do coronavírus de cerca de US $ 900 bilhões, ainda em negociação, alocaria US $ 17 bilhões às companhias aéreas e permitiria que trouxessem de volta mais de 32.000 trabalhadores licenciados em outubro, após uma medida anterior de US $ 25 bilhões de seis meses expirar em 30 de setembro.
Um acordo final sobre o pacote de ajuda de US $ 900 bilhões poderia ser alcançado nesta quinta-feira (17) nos Estados Unidos.
Os funcionários das companhias aéreas seriam pagos retroativamente a 1º de dezembro e as companhias aéreas teriam que retomar os voos para algumas rotas que pararam de operar depois que o pacote de ajuda expirou, disseram assessores do Congresso informados sobre as negociações à Reuters. Os funcionários das companhias aéreas não puderam ser liberados até 31 de março como condição para a assistência.
A Reuters relatou pela primeira vez, em 1º de dezembro, que uma proposta bipartidária de US $ 908 bilhões incluía US $ 17 bilhões para assistência na folha de pagamento de companhias aéreas, bem como US $ 15 bilhões para sistemas de trânsito dos EUA, US $ 4 bilhões para aeroportos, US $ 1 bilhão para a ferrovia de passageiros Amtrak e US $ 8 bilhões para empresas privadas de ônibus e outros serviços.
Em outubro, a American Airlines deu folga temporária a 19.000 funcionários, enquanto a United Airlines liberou mais de 13.000 funcionários.
A American Airlines suspendeu voos para alguns aeroportos menores dos EUA em outubro.
Em 9 de dezembro, o número de passageiros rastreados nos aeroportos dos EUA caiu para 501.513, o menor número desde 4 de julho.
O novo programa de assistência deve espelhar o programa anterior de US $ 25 bilhões aprovado pelo Congresso em março, que exigia que as grandes companhias aéreas reembolsassem 30% das verbas da folha de pagamento ao longo do tempo e oferecessem garantias do governo.
As companhias aéreas norte-americanas estão perdendo US $ 180 milhões em dinheiro diariamente, com o volume de passageiros caindo de 65% a 70% e os cancelamentos aumentando, disse o lobby da indústria ‘Airlines for America’.
Anteriormente, o Congresso reservou outros US $ 25 bilhões para companhias aéreas para empréstimos a juros baixos.