Redes Sociais

Coronavírus

Comissão Europeia lança site para apoiar retomada segura de viagens e turismo na UE

Thaís Garcia

Publicado

em

Andreas SOLARO / AFP

A Comissão Europeia lançou um site para apoiar retomada segura de viagens e turismo na UE. O “Re-Open EU” (Reabre UE) e está disponível em 24 idiomas. O site disponibiliza informação sobre fronteiras, transportes públicos, medidas de saúde pública em cada país, reabertura de bares, restaurantes e praias, e informa se são permitidos ou não ajuntamentos e, se sim, de quantas pessoas. O “Re-Open EU” foi lançado nesta segunda-feira (15) e é parte do esforço da União Europeia para garantir uma reabertura das suas fronteiras com segurança.

A Comissão Europeia recomendou na última quinta-feira (11) a reabertura das fronteiras internas, tendo em conta a evolução da pandemia de covid-19, e alguns Estados-membros da União Europeia começaram a fazê-lo nesta segunda-feira (15). Não se trata, contudo, de uma ação coordenada – há países cujas fronteiras ainda se mantêm fechadas e outros que até já as abriram. Por isso, a comissão lançou o aplicativo, para facilitar as viagens.

Re-Open EU

O site também informa se pode entrar em um país do bloco de carro, trem, ônibus ou avião. Há ainda informações sobre turismo e hospedagens, lojas de produtos não-essenciais, cabeleireiros e regras impostas na utilização desses espaços (como o uso de máscara e a necessidade de marcação prévia), lugares de culto e cerimônias religiosas.

Além disso, o “Re-Open EU” avisa se estão em vigor no país medidas de distanciamento social, medidas de segurança nos transportes públicos, regras relativas a ajuntamentos e a à necessidade ou não de fazer quarentena à entrada no país.

“A União Europeia e todos os seus Estados-membros estão a planear uma reabertura [de suas fronteiras] em segurança. Embora proteger a saúde pública continue a ser a nossa prioridade, também queremos que todos desfrutem das suas férias e possam reunir-se com familiares e amigos. As ferramentas interativas disponibilizam as informações necessárias para se planear com confiança as viagens e as férias na União Europeia, e manter-se saudável e seguro”, diz o site.

As informações do site serão frequentemente atualizadas e estão disponíveis em 24 idiomas.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites