Redes Sociais

Estados Unidos

Com shutdown na Califórnia, Elon Musk ameaça transferir Tesla para o Texas

Guilherme L. Campos

Publicado

em

 

O empreendedor Elon Musk, fundador da Tesla, anunciou em seu perfil do Twitter que entrou com uma ação no sábado à noite contra o condado de Alameda, no estado democrata da Califórnia, depois que autoridades locais se recusaram a permitir que a empresa reabrisse sua fábrica na cidade de Fremont.

Em uma série de tweets no sábado Musk também ameaçou mudar a sede da empresa para o estado republicano do Texas ou para Nevada, onde as regras de shutdown contra o coronavírus são menos restritivas.

“Francamente, essa é a gota d’água. A Tesla agora mudará seu QG e futuros programas para o Texas / Nevada imediatamente”, tuitou Musk.

A montadora planejava permitir que parte de seus funcionários voltasse ao trabalho na sexta-feira passada, mas foi avisada pelo Departamento de Saúde do Condado de Alameda que essa decisão estaria violando as regras do condado.

A regra que obriga os residentes da Califórnia a ficarem em casa termina somente em 31 de maio. O Texas estabeleceu 18 de maio como a data para que indústrias possam retomar suas operações no estado, ainda que de forma limitada; o estado de Nevada autorizou parte do comércio e empresas consideradas não essenciais a reabrirem já no último sábado.

A ação da Tesla, aberta na noite de sábado no tribunal federal do Distrito Norte da Califórnia, pede uma liminar permanente que proibiria o condado de fazer cumprir a ordem de shutdown. A empresa disse acreditar que está isenta porque suas operações se enquadram na definição de infraestrutura crítica.

A Tesla tem uma fábrica de baterias, chamada Gigafactory 1, em Sparks, Nevada, mas não no Texas. Em fevereiro, Musk fez uma enquete no Twitter perguntando a seus seguidores se deveria abrir uma Gigafactory no Texas e 80% de seus seguidores disseram que sim.

No sábado, Musk também incentivou os acionistas da Tesla a entrar com uma ação coletiva contra o condado, uma vez que os concorrentes da Tesla em outros estados poderiam retomar suas operações mais cedo.

O senador republicano Ted Cruz, do Texas, tuitou no sábado: “Venha para o Texas! Gostaríamos de receber a sede da Tesla no Texas. Adoramos empregos e texanos querem muito se abrir e voltar ao trabalho (mantendo a segurança e seguindo a ciência sólida). Fabricamos muitos carros e caminhões no Texas e adoraríamos mais !! “, disse Cruz.

Musk considera shutdown “fascista”

Musk inicialmente desafiou a ordem de shutdown que fechou a economia da Califórnia em 23 de março  e continuou as operações por cinco dias antes de fechar em meio à pressão de autoridades. Na ocasião a Tesla tentou convencer as autoridades que a fábrica era um negócio essencial, mas foi fechada por agentes de saúde pública.

Alguns funcionários começaram a trabalhar de casa, outros foram demitidos, e altos funcionários receberam cortes nos salários. Na semana passada, Musk criticou as autoridades estaduais pelas ordens de shutdown que ele chamou de “fascistas” e inconstitucionais.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Católico, Conservador, Correspondente Internacional, Observador Político e criador do 'Direto da América'. Atualmente vive no estado da Pensilvânia, Estados Unidos.

alan correa criação de sites