O empreendedor Elon Musk, fundador da Tesla, anunciou em seu perfil do Twitter que entrou com uma ação no sábado à noite contra o condado de Alameda, no estado democrata da Califórnia, depois que autoridades locais se recusaram a permitir que a empresa reabrisse sua fábrica na cidade de Fremont.
Frankly, this is the final straw. Tesla will now move its HQ and future programs to Texas/Nevada immediately. If we even retain Fremont manufacturing activity at all, it will be dependen on how Tesla is treated in the future. Tesla is the last carmaker left in CA.
— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2020
Em uma série de tweets no sábado Musk também ameaçou mudar a sede da empresa para o estado republicano do Texas ou para Nevada, onde as regras de shutdown contra o coronavírus são menos restritivas.
“Francamente, essa é a gota d’água. A Tesla agora mudará seu QG e futuros programas para o Texas / Nevada imediatamente”, tuitou Musk.
A montadora planejava permitir que parte de seus funcionários voltasse ao trabalho na sexta-feira passada, mas foi avisada pelo Departamento de Saúde do Condado de Alameda que essa decisão estaria violando as regras do condado.
A regra que obriga os residentes da Califórnia a ficarem em casa termina somente em 31 de maio. O Texas estabeleceu 18 de maio como a data para que indústrias possam retomar suas operações no estado, ainda que de forma limitada; o estado de Nevada autorizou parte do comércio e empresas consideradas não essenciais a reabrirem já no último sábado.
A ação da Tesla, aberta na noite de sábado no tribunal federal do Distrito Norte da Califórnia, pede uma liminar permanente que proibiria o condado de fazer cumprir a ordem de shutdown. A empresa disse acreditar que está isenta porque suas operações se enquadram na definição de infraestrutura crítica.
A Tesla tem uma fábrica de baterias, chamada Gigafactory 1, em Sparks, Nevada, mas não no Texas. Em fevereiro, Musk fez uma enquete no Twitter perguntando a seus seguidores se deveria abrir uma Gigafactory no Texas e 80% de seus seguidores disseram que sim.
No sábado, Musk também incentivou os acionistas da Tesla a entrar com uma ação coletiva contra o condado, uma vez que os concorrentes da Tesla em outros estados poderiam retomar suas operações mais cedo.
O senador republicano Ted Cruz, do Texas, tuitou no sábado: “Venha para o Texas! Gostaríamos de receber a sede da Tesla no Texas. Adoramos empregos e texanos querem muito se abrir e voltar ao trabalho (mantendo a segurança e seguindo a ciência sólida). Fabricamos muitos carros e caminhões no Texas e adoraríamos mais !! “, disse Cruz.
Come to Texas! We would welcome Tesla HQ in Texas. We love jobs & Texans very much want to open up & get back to work (while still staying safe & following sound science). We make lots of cars & trucks in Texas, and we’d love more!! 🇺🇸🇺🇸🇺🇸 https://t.co/F9O0N3yase
— Ted Cruz (@tedcruz) May 9, 2020
Musk considera shutdown “fascista”
Musk inicialmente desafiou a ordem de shutdown que fechou a economia da Califórnia em 23 de março e continuou as operações por cinco dias antes de fechar em meio à pressão de autoridades. Na ocasião a Tesla tentou convencer as autoridades que a fábrica era um negócio essencial, mas foi fechada por agentes de saúde pública.
Alguns funcionários começaram a trabalhar de casa, outros foram demitidos, e altos funcionários receberam cortes nos salários. Na semana passada, Musk criticou as autoridades estaduais pelas ordens de shutdown que ele chamou de “fascistas” e inconstitucionais.