Redes Sociais

Política

Cidadania rejeita aceno de Bolsonaro à Patrícia Domingos, no Recife; Daniel reafirma apoio

Raul Holderf Nascimento

Publicado

em

Reprodução

A direção nacional do Cidadania rejeitou o apoio do presidente Jair Bolsonaro à campanha da delegada Patrícia Domingos (Podemos) à Prefeitura do Recife/PE.

Em nota assinada pelo presidente nacional da sigla, Roberto Freire, o partido diz que o diretório foi ‘surpreendido’.

“Surpreendido com a decisão da delegada Patrícia Domingues de aceitar o apoio de Jair Bolsonaro, o Diretório Nacional do Cidadania torna público o afastamento do partido da campanha da candidata do Podemos à Prefeitura de Recife”, informou.

O texto frisa que o apoio de Bolsonaro é incompatível com a posição da legenda.

“A presença do senhor presidente da República, um obscurantista e negacionista, no palanque da referida candidata é incompatível com os valores e princípios defendidos pelo Cidadania”, ressalta Freire.

O desentendimento teve início quando Bolsonaro declarou na live de quinta-feira (5) que Patrícia era a candidata “mais afinada” a ele.

O chefe do Executivo também destacou a grande possibilidade da candidata disputar o segundo turno na capital pernambucana.

“O apelo que eu faço a vocês todos que gostam de mim, que me apoiam: votem na delegada Patrícia para a prefeitura de Recife”, disse o presidente da República.

Após o reforço no apoio, Roberto Freire decidiu se reunir com a cúpula da sigla e rejeitar qualquer possibilidade de aceno numa candidatura apoiada por Bolsonaro.

Leia a nota na íntegra:

“Surpreendido com a decisão da delegada Patrícia Domingos de aceitar o apoio de Jair Bolsonaro, o Diretório Nacional do Cidadania torna público o afastamento do partido da campanha da candidata do Podemos à Prefeitura de Recife (PE). A presença do senhor presidente da República, um obscurantista e negacionista, no palanque da referida candidata é incompatível com os valores e princípios defendidos pelo Cidadania.

O partido lamenta profundamente que a possibilidade de um projeto alternativo para a capital pernambucana tenha sido tragada pelo atraso. Não adotará medidas mais drásticas para não prejudicar direitos garantidos aos seus candidatos proporcionais em convenção.

O apoio é, além de tudo, pouco inteligente. Basta ver o que está ocorrendo com os candidatos apoiados e identificados com Bolsonaro. Enquanto uns buscam se associar a ideias retrógradas, preconceituosas, antidemocráticas e anticientíficas, nós abraçamos a ciência, a democracia, a liberdade de expressão, a diversidade e os direitos humanos.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania”. 

Daniel Coelho seguirá com a delegada

O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE), que abriu mão da candidatura a prefeito para apoiar Patrícia Domingos, disse que seguirá junto com a delegada.

O Conexão Política entrou em contato com ele, que fala em ‘virada’ e chegada dela no segundo turno.

Ele disse conhecer o histórico e qualidades de Patrícia, além da necessidade de apoiar ‘quem quer fazer mudança’.

O parlamentar, que tem votado junto com o governo federal desde que Jair Bolsonaro foi eleito, considera o aceno do chefe do Executivo como um reforço importante.

O candidato a vice também

Léo Salazar (Cidadania-PE), que é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Patrícia, também endossou o comentário de Daniel Coelho.

No Instagram, ele compartilhou a publicação de Daniel em apoio à candidatura da delegada mesmo após a nota oficial da legenda.

Os votos que podem ser conquistados 

Conforme já registrou o Conexão Política, no primeiro turno das eleições de 2018, o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro arrastou mais de 380 mil votos no Recife. No segundo, 436,764 mil.

Dessa forma, apesar do cenário caótico após o gesto positivo do presidente da República, Patrícia Domingos deve crescer.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Professor, cristão, colunista, e redator. Amo ciências políticas, sou conservador e nordestino com orgulho.

alan correa criação de sites