O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, afirmou nesta sexta-feira (14), em entrevista à revista Veja, que a ideia de que a covid-19 foi criada em laboratório do país é uma teoria da conspiração completamente absurda.
Segundo ele, as desinformações sobre o tema prejudicam o que é mais importante neste momento, que é a união.
“É uma teoria da conspiração completamente absurda, que nunca se amparou em dados. Tanto a OMS quanto cientistas de vários países já reiteraram que todas as evidências disponíveis mostram que o novo coronavírus tem origem natural e não seria possível criá-lo artificialmente”, declarou.
E acrescentou: “O contágio desconhece fronteiras, tampouco distingue cor de pele, sistema político ou ideologia. Neste momento crítico, o que a comunidade internacional mais precisa é de união, solidariedade e ciência”.
Para o representante da diplomacia chinesa, espalhar fake news sobre o país é uma tática dos adversários do regime.
“Distorcer os fatos para fazer ataques politizados ou estigmatizados é uma tática que atende aos interesses políticos de alguns e obstrui a cooperação global no enfrentamento da pandemia. Inclusive, como primeiro país atingido pela crise sanitária, fizemos grande esforço e enorme sacrifício para conter, em curto tempo, a propagação da doença no território nacional e para fora das fronteiras”, finalizou.