A BYD anunciou no domingo (29) o recall de cerca de 97 mil veículos elétricos (VEs) devido a uma falha na unidade de controle de direção, que pode gerar riscos de incêndio.
Os modelos afetados são os elétricos Dolphin e Yuan Plus, fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, conforme informado pela Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR).
Para o mercado brasileiro, a BYD afirmou que essa medida não terá impacto.
“A iniciativa é voltada apenas para os veículos que circulam na China. A fabricação para exportação é diferente, portanto, não há relação com os modelos vendidos no Brasil”, disse a empresa em comunicado enviado à CNN.
Em 2023, os modelos Dolphin e Yuan Plus foram os mais populares da BYD, representando 26% dos três milhões de veículos vendidos no ano, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
A BYD raramente realiza recalls de seus veículos elétricos puros e híbridos plug-in, embora a empresa tenha se tornado a maior vendedora global nesse segmento. Em 2022, a empresa também fez um recall de um pequeno lote do modelo híbrido plug-in Tang devido a problemas na bateria que poderiam provocar incêndios.