A polêmica envolvendo o nome do jogador de vôlei Maurício Souza continua ganhando novos episódios, além de estar repercutindo fortemente no país.
Conforme registrou o Conexão Política, o atleta foi demitido do Minas Tênis Clube após ter feito um comentário considerado homofóbico. O caso teve início quando Souza decidiu postar a imagem do novo Super-Homem — personagem de desenho animado, que se assumiu bissexual — beijando outro homem.
O jogador, ao utilizar sua liberdade de expressão, direito legítimo e garantido pela Constituição, fez comentários críticos sobre a situação. “Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”, escreveu sobre o assunto.
Reação
Na sequência, o texto viralizou — despertando acusações de intolerância e homofobia. Diante da forte repercussão, patrocinadores e ativistas pressionaram o Minas Tênis Clube, que decidiu demitir o jogador.
A dispensa, é claro, gerou ainda mais polêmica e dividiu opiniões de atletas e famosos na web.
Maurício chegou a se desculpar publicamente sobre a publicação, afirmando não ter a intenção de ofender a comunidade LGBT. Ainda assim, a retratação não foi aceita pela militância e representantes de grupos de minorias, que continuaram pedindo punições em torno do caso.
Felipe Andreoli
Um dos nomes artísticos que teceu fortes críticas a Maurício Souza foi o do comediante Felipe Andreoli, atual apresentador do Globo Esporte de São Paulo.
“Maurício, homofobia não é opinião, é crime, cara, mata. Você fez essa ofensa nas redes sociais que você tem mais de 300 mil seguidores. Depois, foi pedir desculpa em uma que você tem 50? Atitude covarde, hein?”, declarou o comunicador.
E acrescentou:
“Outra coisa: essa questão não é política. Você não foi demitido do Minas porque você é conservador, de direita ou religioso, nem por causa da ‘lacração da internet’. Você foi demitido porque você foi homofóbico e, pelo jeito, não se arrependeu. Homofobia é crime e não se respeita”.
Exposed do Andreoli
Nesta sexta-feira, 29, uma hashtag chamada ‘ExposedDoAndreoli‘ passou a liderar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.
Ao clicar no tópico, é possível encontrar milhares de publicações em referência ao perfil de Andreoli na rede social.
Muitos tweets foram ‘ressuscitados’ pelos internautas e são do período em que o comunicador era repórter do programa CQC, na TV Bandeirantes, e âncora do Desimpedidos, canal de futebol no YouTube.
No entanto, apesar de antigos, os posts são comprometedores, devido a uma série de colocações consideradas intolerantes e preconceituosas.
Confira as principais publicações da tag #ExposedDoAndreoli:
Nada ficará escondido. #ExposedDoAndreoli
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 29, 2021
#ExposedDoAndreoli @wcasagrandejr Vai dar seu show ??? pic.twitter.com/enuwhMUEZ7
— Leo Silva (@Leo_Silvabf) October 29, 2021
Imagina alguém que não é da patota da lacração usar essa expressão tantas vezes para se referir a pessoas afro-descendentes??? #ExposedDoAndreoli pic.twitter.com/5ASX7h82Pz
— Tiago Rossi (@TRossi5) October 29, 2021
https://twitter.com/SimoneParanhos6/status/1454148808766595075
https://twitter.com/Jouberth19/status/1454177820880646154
.@andreolifelipe , o hipócrita. Será demitido? pic.twitter.com/ijNRXPXXn2
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 29, 2021
https://twitter.com/taoquei1/status/1454144909833904130
Estou aqui esperando o hipócrita do Andreoli aparecer dizendo: “sou um homofóbico, racista em desconstrução”. É assim que eles fazem, né?! #ExposedDoAndreoli
— Junio Amaral (@cabojunioamaral) October 29, 2021