A atuação do cão policial Argos, pertencente à Guarda Municipal de Santos-SP, foi decisiva na descoberta de um laboratório de drogas, durante uma ação que integrou uma operação regional da Polícia Civil. A operação deteve 375 pessoas em 24 horas.
Com a ajuda decisiva de Argos, policiais do 3º Distrito Policial de Santos descobriram o laboratório de drogas, em condições insalubres, na Rua Alexandre Martins, no bairro do Estuário. No local, dois homens, de 41 e 36 anos, foram presos por tráfico e associação ao tráfico.
Segundo o SantaPortal, Argos farejou e encontrou um tablete de maconha no quintal do imóvel onde o laboratório operava. Seu achado foi o estopim para encontrar os outros tantos itens no local.
No forro havia quase 1 kg de cocaína a granel, porções da droga e outros objetos ligados ao tráfico. Sobre uma cômoda, foram apreendidos oito celulares de usuários de drogas supostamente deixados como garantia de pagamento de entorpecentes.
Com a coordenação das delegadas Edna Pacheco Fernandes, titular do 3º DP, e Andréia Maria Arakaki, assistente, participaram do flagrante o investigador-chefe, Adriano Jorge de Mattos, e os policiais Orlando Rollo (na foto com o cão Argos), André Marasca e Marcelo Paulo.
O Deputado Estadual em São Paulo e 1° Tenente do Exército Brasileiro, Matheus Coimbra Martins de Aguiar, mais conhecido como Tenente Coimbra, parabenizou a ação dos policiais de sua região.
“Parabéns aos policiais do 3º DP e a Guarda Municipal de Santos, em nome do cão Argos, que teve participação fundamental na ação! A ação integrou a operação regional da Polícia Civil que deteve 375 pessoas em 24 horas. FORÇA E HONRA!”, escreveu o tenente no Twitter.
Parabéns aos policiais do 3º DP e a Guarda Municipal de Santos, em nome do cão Argos, que teve participação fundamental na ação!
A ação integrou a operação regional da Polícia Civil que deteve 375 pessoas em 24 horas.
FORÇA E HONRA! 👊💪🇧🇷https://t.co/Vzcczk9Mc7— Tenente Coimbra (@Tenente_Coimbra) December 22, 2019
A presença de cães como parte de equipes policiais tem sido cada vez maior no Brasil, devido a sua eficiência. Raças como o pastor alemão são ótimas para apreensão criminal, busca, salvamento, recuperação de provas e rastreios, além de serem cães muito leais ao seu companheiro humano.
Outra raça que também atua com excelência como cão policial é o labrador; um cão policial conhecido por sua capacidade de detecção de bombas.
Fonte: SANTAPORTAL.