A Câmara Municipal de São Paulo pode instalar a “CPI das fake news”.
O presidente, vereador Eduardo Tuma (PSDB), quer instaurar a comissão para “apurar a prática de irregularidades de atos cibernéticos contra o Poder Legislativo, Poder Executivo, Administração Pública Direta e Indireta e suas Autarquias Municipais, estendendo aos seus membros, bem como os respectivos familiares”.
Segundo o requerimento, a medida é um “modo a assegurar a liberdade de expressão sem extrapolação e, especialmente a apuração quanto ao seu impacto negativo no município de São Paulo”.
“Considerando que os avanços tecnológicos e a multiplicidade de plataformas digitais que propagam notícias falsas ganharam um enorme potencial de propagação e este efeito viral faz com que, em questão de horas, um fato noticioso alcance milhares de pessoas e assim molde uma realidade, disseminando o ódio e trazendo desinformação, e, consequentemente trazendo riscos à sociedade paulistana e à democracia”, diz o texto.
A pauta necessita de 28 votos, sendo aprovada em duas votações.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR