Nesta terça-feira (10), os bombeiros da Força Nacional concentraram os trabalhos de eliminação de focos de incêndio, nas Terras Indígenas Karipuna, localizadas entre Porto Velho e Nova Mamoré. A Força Nacional está em Rondônia desde o dia 25 de agosto.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública participa dos esforços do governo para conter os focos de incêndio na Amazônia. A ação envolve bombeiros para conter os focos de incêndio em Rondônia e policiais no apoio às operações de fiscalização no Pará.
Operação Verde Brasil
A Força Nacional de Segurança Pública – que atua em Rondônia, na Operação Verde Brasil – possui uma equipe composta por 30 bombeiros que apoia os trabalhos das Forças Armadas e do Ibama. Além da capital, Porto Velho, entre as áreas de atuação estão os municípios de Nova Mamoré, Ariquemes, Buritis e Candeias do Jamari.
Os bombeiros estão empenhados no combate às chamas, com equipamentos como mochilas costais com capacidade para 20 litros de água, abafadores, motosserras, sopradores e ferramentas de corte. Segundo o tenente-coronel Vandernilson Peres, que está no comando do efetivo, para que os locais não voltem a queimar após o controle das chamas, eles precisam realizar o trabalho de rescaldo.
“É feita uma vistoria para a verificação da existência e, então, extinção completa dos focos ardentes, apagando completamente as brasas ou chamas ainda existentes”, observa o tenente-coronel Peres.
Força Aérea Brasileira
O trabalho dos militares se une ao Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, que realiza voos para apagar os focos de incêndio. O objetivo do uso dessa aeronave é acabar com focos de calor, aumentar a umidade da região e criar uma barreira de contenção na área de floresta nativa. A aeronave tem capacidade para despejar 12 mil litros de água a cada voo e está sendo empregada diariamente nos esforços do Governo Federal no combate aos focos de incêndio na Amazônia.
Exército Brasileiro
Em Altamira, no Pará, 40 militares da Força Nacional estão realizando diversas atividades relacionadas à Operação Verde Brasil. Sob a coordenação direta do Exército Brasileiro, através do Posto de Comando do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, estão sendo desenvolvidas missões das mais diversas, entre elas reconhecimento e patrulhamento aéreo, reconhecimento e patrulhamento fluvial, patrulhamento rural e segurança dos servidores federais responsáveis pela fiscalização ambiental. Essas atuações ocorrem em cooperação com os órgãos federais envolvidos na operação.
Heróis patriotas
Nunca se viu tamanho empenho para preservar as florestas e as matas do imenso Brasil. O duro trabalho desses heróis de verdade, que lutam pela Pátria Amada, deve ser exaltado pelo povo brasileiro e nunca ser esquecido.
O episódio de 2019 servirá de lição para o mundo e para todos os brasileiros, comprovando que o Brasil despertou e está pronto para defender a sua soberania com patriotismo e garra. E a sua brava gente brasileira está preparada para preservar com amor e árduo trabalho as suas florestas e o seu território.
O Brasil é da sua brava gente brasileira. Parabéns aos heróis da nação!
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública.