Na próxima quinta-feira, 25 de agosto, a partir das 20h, estreia o mais novo documentário da Brasil Paralelo, que tem como título “Guerra do Imaginário”. Trata-se de uma produção inédita no país a abordar a vida e a obra dos escritores Gilbert Keith Chesterton, John Ronald Reuel Tolkien, o J. R. R. Tolkien, e Clive Staples Lewis, comumente referido como C. S. Lewis.
A nova produção traz à tona o que muitos pensadores classificam como “guerra cultural”, ou seja, um conjunto de elementos intelectualmente organizados e ofertados de forma relacional. A batalha em questão diz respeito a mecanismos culturais que usam o meio da arte, da civilização e dos costumes como campo de combate para gerar uma transformação de mente e de atitudes, resultando em uma mobilização de massas.
Ao destacar a importância dos autores, a Brasil Paralelo afirma que os cronistas preservaram compreensões que, ao longo dos séculos, diversas figuras políticas e sociais buscaram destruir, especialmente questões relacionadas a uma sociedade saudável, baseada nas virtudes e na dignidade humana.
A empresa de mídia afirma, entre outros pontos, que o mundo está inserido em uma “guerra cultural” há mais de 100 anos, “sem que uma gota de sangue seja derramada”.
— Gerações inteiras têm sido bombardeadas por ideologias e práticas revolucionárias — pontuam os signatários da nova obra da BP.
Para contar as origens desse confronto silencioso, a Brasil Paralelo decidiu criar o primeiro documentário brasileiro que vai explorar a trajetória e a contribuição desses três nomes da literatura. Chesterton, o bem-humorado apóstolo do senso comum; C. S. Lewis, o criador das Crônicas de Nárnia e J. R. R. Tolkien, o fundador da Terra Média.
Evento de lançamento
Como de praxe, a empresa vai promover um evento online no YouTube para tratar da estreia do filme, que deve contar com vários convidados. Desta vez, em especial, todos os que se cadastrarem gratuitamente para o lançamento do documentário receberão o e-book ‘As Distopias’.
Exclusivo para membros, o documentário “Guerra do Imaginário” estará disponível na BP Select, plataforma de streaming da Brasil Paralelo. A assinatura da ferramenta custa R$ 19 mensais.
Sob o slogan “aperte o play sem medo”, a BP Select afirma ser uma alternativa ao consumidor insatisfeito com a imposição de ideologias em documentários. Ao tornar-se membro, cada novo assinante passa a obter conteúdos exclusivos e ajuda na manutenção da independência da Brasil Paralelo, que não aceita dinheiro público.