Em 2020, o Brasil e o Japão comemoram 125 anos de relações diplomáticas. Em coordenação com o Itamaraty, foi lançado um selo comemorativo da data, que também marca os 30 anos da comunidade brasileira no Japão.
No palácio do Itamaraty, foi realizada a cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos 125 anos das relações Japão-Brasil. A solenidade contou com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Também prestigiaram o evento o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, o Presidente dos Correios, General Floriano Peixoto, o Senador Nelsinho Trad e o Deputado Luiz Nishimori.
“Esse vínculo humano singular é parte de uma sólida relação baseada em valores fundamentais compartilhados de democracia, liberdade, economia de mercado e sentimento nacional”, escreveu o Itamaraty em postagem no Twitter.
Esse vínculo humano singular é parte de uma sólida relação baseada em valores fundamentais compartilhados de democracia, liberdade, economia de mercado e sentimento nacional.
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 3, 2020
Durante o evento, o Embaixador Yamada agradeceu os Correios do Brasil pelo lançamento deste selo comemorativo e falou sobre o importante alicerce que está sendo este vínculo pessoal especial entre os descendentes de japoneses e os brasileiros que residem no Japão.
Em 5 de novembro de 1895, o Brasil e o Japão assinavam o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, passo histórico na duradoura aliança entre os dois países. A relação das nações, que na época ainda se consolidavam como potências mundiais, se fortaleceria ainda mais pelo movimento migratório dos japoneses para o território brasileiro, iniciado em 1908, e pelo fluxo inverso, instaurado a partir de 1990.
Hoje, são mais de 2 milhões de japoneses e descendentes vivendo no Brasil, e cerca de 200 mil brasileiros prosperando no Japão. As relações de amizade entre os dois países são tradicionalmente estreitas, com projetos de cooperação em âmbito internacional, investimentos comerciais e um vibrante intercâmbio cultural.
Com informações, Consulado Geral do Japão no Brasil.