O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou na manhã desta quarta-feira (8) de reunião com governadores, ministros e parlamentares para discutir propostas de mudanças no pacto federativo, informa o G1.
Compareceram ao encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e os governadores Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG) e Wilson Witzel (RJ).
De acordo com Alcolumbre, a reunião tratou, além do pacto federativo, de um plano de recuperação fiscal dos estados, da cessão onerosa e da securitização. Ele também afirmou que 70% dos recursos arrecadados ficam com a União e que a intenção é rever o pacto federativo e inverter os números, aumentando repasses a estados e municípios.
“A gente quer inverter essa pirâmide, a gente quer que 70 dos recursos estejam na ponta, onde a vida das pessoas acontece”, disse. “Os governadores e o Congresso querem do governo federal a condição de terem a partir do apoio a reforma as condições da redistribuição dos recursos arrecadados pela União”.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR