O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), marcou presença no Congresso Nacional nesta quarta-feira (5) para participar do lançamento de uma exposição sobre a tecnologia 5G.
Os presidentes Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), do Senado, respectivamente, também marcaram presença no evento.
A projeção traz simulações de como a tecnologia deve proporcionar uma melhora no cotidiano das pessoas em diversas áreas, como saúde.
Entre os expositores estão Ericsson, Huawei, Nokia e Samsung. Bolsonaro deve decidir nos próximos meses a empresa responsável por operar o fornecimento da tecnologia no país.
Ainda nesta quarta-feira, o chefe do Executivo participou de outro evento relacionado ao “Digital Day”, concedento autorização simbólica à ligação do primeiro ponto de 5G standalone público do Brasil.
A iniciativa aponta para as aplicações que se beneficiam da baixa latência (referente ao tempo de resposta entre o envio e o recebimento de dados) e do potencial de transmissão de grandes volumes de difusão que o 5G oferece.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que o governo planeja inaugurar 20 pontos de 5G standalone. A lista das cidades deve ser divulgada em breve.
A iniciativa, chamada de Wi-Fi Brasil, é coordenada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Telebras.