O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participaram da formatura da turma de 2019 do Instituto Militar de Engenharia (IME) no Rio de Janeiro.
Bolsonaro é o primeiro chefe de Estado a visitar o IME desde o general Geisel, em 1974.
O ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que é militar e graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), celebrou em suas redes sociais o valor de um presidente da República visitar o Instituto.
“Na formatura da turma 2019 do Instituto Militar de Engenharia ao lado do presidente Jair Bolsonaro. É o 1º chefe de Estado a visitar o IME desde o general Geisel, em 1974. Curiosamente, o presidente [Geisel] que abriu a BR-163 e o presidente [Bolsonaro] que concluiu sua pavimentação. Engenharia!”, disse o ministro no Twitter.
Na formatura da turma 2019 do Instituto Militar de Engenharia ao lado do presidente @JairBolsonaro. É o 1o chefe de Estado a visitar o IME desde o general Geisel, em 1974. Curiosamente, o presidente que abriu a BR-163 e o presidente que concluiu sua pavimentação. Engenharia! pic.twitter.com/JQ3qHvwgtZ
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 13, 2019
Há 45 anos, o Brasil permaneceu estagnado e submetido a governos corruptos, e consequentemente, institutos de excelência, como o IME, não foram valorizados por suas contribuições pelo país pelos presidentes anteriores.
A própria BR-163 é um exemplo de contribuição do exército brasileiro.
IME
O Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma instituição de ensino superior pública pertencente ao Exército Brasileiro que oferece cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia, sendo considerado um centro de excelência e referência nacional e internacional no ensino da Engenharia.
O instituto fica localizado na Urca, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, mais precisamente na Praia Vermelha.
O IME é herdeiro da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, criada em 1792 e considerada a primeira escola de Engenharia das Américas e a sétima do mundo.
O vestibular do IME é considerado um dos mais exigentes do país. A seleção dos candidatos é rigorosa, pois os alunos do IME são exigidos ao máximo, tanto no aspecto intelectual, quanto no condicionamento físico; o que torna o instituto um dos maiores celeiros de talentos intelectuais do Brasil.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que nasceu no IME, é uma instituição com igual nível de exigência em seu processo seletivo e na condução de seus cursos.