Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, publicado nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial da União, obriga os postos revendedores a informar aos consumidores os preços reais e promocionais dos combustíveis.
A partir dessa nova medida, que entra em vigor em 30 dias, donos de postos de combustíveis terão que mostrar os impostos federais, estaduais e municipais na nota fiscal.
“Os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”, diz trecho do decreto.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a medida dará ao consumidor a “noção sobre o real motivo na variação de preços” dos combustíveis.
“Como a oscilação está atrelada aos preços das commodities [produtos primários] no mercado internacional, e suas cotações variam diariamente, o consumidor muitas vezes não compreende o motivo da variação no preço final”, diz a nota.
A edição do decreto foi proposta ao presidente pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública, de Minas e Energia e a Advocacia-Geral da União.