O presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter na manhã desta sexta-feira (14).
O chefe do Executivo anunciou que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que é presidido pelo ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), decidiu que o uso de simuladores na formação de motoristas não será mais obrigatório, e sim opcional.
A mudança sempre foi defendida pelo presidente Bolsonaro, que ainda em fevereiro já tinha anunciado a intenção de acabar com a obrigatoriedade do simulador.
A mudança começa a valer em 90 dias.
Na avaliação do ministro Tarcísio, a retirada dos simuladores vai reduzir a burocracia e, consequentemente, diminuir em até 15% o custo para tirar uma CNH.
“O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu comprovar que é importante para o condutor. Nos países ao redor do mundo não é obrigatório, meso em países com excelentes níveis de segurança no trânsito”, disse Tarcísio.
O secretário executivo do ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, declarou esperar que autoescolas que saíram do mercado por conta da burocracia possam voltar com o fim do simulador.
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR