A partir desta sexta-feira (2) inicia-se uma nova etapa de cadastramento biométrico obrigatório para eleitores do estado do Rio de Janeiro. Nos municípios em que não há cartório eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral vai instalar postos de atendimento para o eleitor. Para saber se precisa fazer a biometria, foi disponibilizada uma ferramenta de consulta no site do próprio tribunal.
Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que já tiveram a biometria validada nas urnas nas eleições do ano passado (quando dados do Detran foram importados para o cadastro da Justiça Eleitoral) e também as pessoas que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral.
Entenda como funciona a biometria
A biometria funciona como identificador no momento da eleição, para evitar fraudes. Ela é realizada por meio de um leitor biométrico que é acoplado à urna eletrônica.
A coleta é realizada no ato de atendimento em cartório ou num posto de atendimento da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve o cadastro das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada.
O TRE recomenda que quem ainda não tenha cadastrado os dados biométricos, que compareça no cartório de origem para adiantar a coleta da digital antes que o procedimento seja obrigatório. Isso pode ser feito agendando o atendimento.
Para ser atendido é preciso levar:
- Documento de identificação oficial com foto;
- Comprovante de residência (até três meses de emissão);
- Título de eleitor (se possuir);