Apelidada de ‘Bolsonaro City’, por ser um reduto totalmente dominado pelo eleitorado de Jair Bolsonaro (PL), e considerada o eixo mais bolsonarista de todo o país, a cidade de Balneário Camboriú prepara este ano a maior queima de fogos do Brasil, superando até mesmo Copacabana, no Rio de Janeiro.
O estado de Santa Catarina é há tempos reconhecido como um território historicamente antipetista, onde o PT nunca encontrou espaço, terreno ou acolhimento político. A resistência ainda mais consolidada ganhou reforços em 2016, quando uma onda de apoio a Jair Bolsonaro transformou o estado em um dos principais símbolos do bolsonarismo no país.
Com ampla maioria dos votos, Bolsonaro consolidou vitórias históricas na região, sem sofrer dificuldades ou derrotas. A ligação de Santa Catarina com a direita é inegável, marcada por um forte patriotismo e uma identidade política profundamente conservadora. Neste ano, o seu filho, Jair Renan Bolsonaro, do PL, foi o mais votado na cidade nas eleições municipais.
O estado também conquistou visibilidade por ser um exemplo de desenvolvimento e sucesso regional e financeiro. Conhecido como “o Brasil que deu certo”, Santa Catarina chama atenção pela riqueza, prosperidade e pela concentração de pessoas que veem o trabalho e a independência estatal como pilares de vida. Nos últimos anos, cidades como Balneário Camboriú se tornaram vitrines desse cenário, sobretudo por causa dos altos índices de qualidade de vida e crescimento financeiro.
Popularizada como a “Dubai Brasileira”, BC virou febre nas redes sociais por unir luxo, modernidade e um estilo de vida que atrai turistas de todo o país. A música Descer pra BC, um verdadeiro fenômeno nas redes, amplificou ainda mais essa imagem. Balneário Camboriú também carrega o título de bastião bolsonarista, onde Jair Bolsonaro obteve mais de 72% dos votos nas últimas eleições.