Imagem: AFP
Um grupo de deputados e senadores do Partido Social Liberal (PSL) está causando revolta entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro. A turma resolveu viajar para a China nesta terça-feira (15) em busca de uma suposta inovação tecnológica: um sistema de reconhecimento facial.
Os parlamentares vão apresentar no início do ano legislativo um PL (Projeto de Lei) que define a obrigação da implantação do sistema em locais públicos para auxiliar as forças de segurança pública no combate ao crime e captura de suspeitos ou foragidos.
A parceria com os orientais desagradou muita gente, incluindo o filósofo Olavo de Carvalho, que fez um alerta em seu canal no Youtube.
“A firma que trata disso [sistema de reconhecimento facial], a Huawei, é altamente suspeita. O representante dela já foi preso na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos por atividade de espionagem. Instalar esse sistema é entregar ao governo chinês informações sobre todo mundo que mora no Brasil”, alertou.
Confira os nomes dos parlamentares que estão na China: Soraya Thronicke, Carla Zambelli, Daniel Silveira, Tio Trutis, Felício Laterça, Bibo Nunes, Charlles Evangelista, Marcelo Freitas, Sargento Gurgel e Aline Sleutjes, Delegada Sheila, todos do PSL, e Luís Miranda, do DEM.
Com informações, Fernanda Salles