Negociadores da Rússia e dos Estados Unidos se reuniram na capital finlandesa para uma nova rodada de negociações de controle de armas, já que o último pacto bilateral de armas nucleares das duas potências deve expirar no início do próximo ano.
Segundo a Radio Free Europe/Radio Liberty, a reunião de 5 de outubro em Helsinque foi liderada por Marshall Billingslea, o enviado presidencial especial dos EUA para o controle de armas, e o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.
“Os lados trocaram opiniões sobre o estado atual e outras perspectivas de cooperação bilateral na área de controle de armas”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Ele não forneceu mais detalhes.
Os dois “pesos pesados” nucleares estão discutindo o futuro do novo tratado START, que expira em fevereiro, a menos que os dois lados concordem em estendê-lo por cinco anos.
Várias rodadas de negociações ocorreram neste ano, mas sem nenhum avanço para uma possível extensão.
Os Estados Unidos disseram que querem que qualquer novo tratado de controle de armas nucleares cubra todos os tipos de ogivas, tenha medidas mais fortes de verificação e transparência e traga a China “a bordo”, medida que Pequim rejeitou.
A Rússia disse que está pronta para estender o Novo START sem pré-condições e alertou que não há tempo suficiente para renegociar um novo tratado complicado.
“Na atual situação mundial, todo diálogo é importante e saúdo sua continuação entre os Estados Unidos e a Rússia”, disse o presidente finlandês, Sauli Niinisto, que manteve reuniões separadas com Billingslea e Ryabkov após suas conversas.
A Rússia e os Estados Unidos possuem, em conjunto, cerca de 905 das armas nucleares do mundo, de acordo com o think tank Stockholm International Peace Research Institute.
O think tank estimou que no início do ano, os Estados Unidos tivessem 5.800 ogivas e a Rússia, cerca de 6.375.