Redes Sociais

Mundo

Ataque terrorista em bonde na cidade de Utrecht na Holanda – 3 mortos e 5 feridos

Thaís Garcia

Publicado

em

Ataque terrorista em bonde na cidade de Utrecht na Holanda - 3 mortos e 5 feridos 16

Nesta manhã, um ataque terrorista deixou um morto de pelo menos três feridos na Holanda, afirmou Pieter-Jaap Aalbersberg, que é coordenador do NCTV (Centro Nacional de Contraterrorismo e Segurança) no país.

Atualização(14:48h – horário local): Há registro de 3 mortos e 5 feridos . E segundo o NCTV, o terrorista identificado é o turco Gökman Tanis, de 37 anos, que está foragido.

O primeiro-ministro holandês Mark Rutte, cancelou uma reunião onde se encontrava no momento do ataque; e voltou ao seu gabinete para obter mais informações.

Testemunhas
A RTV Utrecht, uma rede de TV regional, informou que de acordo com testemunhas, vários tiros foram disparados e uma mulher teria dito “não fiz nada”.  Uma testemunha disse à RTV Utrecht que viu quatro homens atirando em uma mulher.

Segundo essas testemunhas, o condutor não abriu as portas muito rapidamente. Dois garotos no bonde quebraram uma janela aos chutes e alguns conseguiram fugir.

Uma testemunha sentada nos últimos assentos do bonde afirmou: “O terrorista de repente começou a atirar com uma arma grande. Ele atirou ao redor, mas parecia estar mirando nas pessoas sentadas nos bancos”.

Utrecht
O tiroteio ocorreu por volta das 10:45h da manhã (horário local) em um bonde, na praça 24 de outubro, no bairro de Kanaleneiland, em Utrecht.

Utrecht é uma cidade turística e universitária na Holanda. A cidade de cerca de 300 mil habitantes, possui agradáveis restaurantes ao longo de seus belos canais; e fica à 40 km da capital holandesa, Amsterdã.

Região problemática
O bairro de Kanaleneiland, onde o ataque aconteceu, é conhecido por ser uma área problemática e com alto índice de criminalidade e desemprego. 76% da população do bairro é de origem não-holandesa, com mais de 46 nacionalidades diferentes. De acordo com o CBS (Centro de Estatística Holandês), quase 60% dos moradores não gostam de morar no bairro.

Medidas de segurança
O nível de ameaça para a província de Utrecht foi aumentado para o nível 5, pelo menos até às 18:00h. Esse é o nível mais alto no país.

Maior vigilância acontece no aeroporto internacional de Schiphol, em Amsterdam; e também em mesquitas de Utrecht e Roterdã.

Todas as escolas da região também foram fechadas; uma grande universidade da cidade, está localizada nesta mesma área.

A polícia também pediu para os moradores não saírem de suas casas e trabalhos. Pois, a polícia ainda não encontrou o(os) atirador(es) e teme novos ataques.

Atualização 14:48h (horário local): A polícia está à procura de Gökman Tanis, de 37 anos, nascido na Turquia e identificado como o atirador.

Ataque terrorista em bonde na cidade de Utrecht na Holanda - 3 mortos e 5 feridos 17

Atualização  15:12h (horário local): Polícia confirma 3 mortos e 9 feridos.

Atualização 17:06h (horário local): Polícia corrige o número de feridos para 5. Contabilizando 3 mortos e 5 feridos.

Atualização 18:56h (horário local): Primeiro-ministro holandês Mark Rutte comunicou no final desta tarde que Gökman Tanis foi preso.
O real motivo ainda não foi esclarecido, mas as autoridades não excluem terrorismo.
Familiares e conhecidos de Gökman disseram que ele tinha problemas psíquicos e que havia um problema na esfera relacional do autor do crime. Um segundo suspeito também foi preso.

Atualização 22:38h (horário local): Foi informado a identidade de 2 das 3 vítimas: Rinke Terpstra, que deixa a esposa e 3 filhos; e a jovem de 19 anos, Roos Verschuur. A identidade da terceira vítima ainda não foi revelada.

Atualização 19 de março às 11:53h (horário local):
O Ministério Público da Holanda afirmou nesta manhã, que investiga o caso como ataque terrorista. Por causa de uma carta encontrada ontem no carro de Gökmen Tanis com os escritos: ”Allah Akbar” (Ala é grande). Além disso, a investigação não mostra relação alguma entre o terrorista e as vítimas.

Além de Roos Verschuur (19 anos) e Rinke Terpstra (49 anos), um homem de 28 anos morreu. As 3 vítimas gravemente feridas são uma mulher de 20 anos de Utrecht; um homem de 74 anos, de De Meern; e mulher de 21 anos de Nieuwegein.

Mais dois homens, que provavelmente têm uma conexão com o atentado, foram detidos; são irmãos um do outro, mas não de Tanis.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites