Um ataque a tiros deixou cinco mortos e dois feridos em um bar no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com a Polícia Militar, cinco homens armados desceram de um veículo, atiraram nas vítimas que estavam no estabelecimento e depois fugiram.
O caso ocorreu ontem (12) em um bar na Rua José Leandro, no bairro Retiro São Joaquim, e está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
Grupo de extermínio e mílicia
Um dos assassinados no ataque de ontem, o policial civil e ex-vereador do município Wellington Emerick Pinto, de 59 anos , já foi investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) por chefiar um grupo de extermínio, conforme apuração de O DIA.
Segundo a Delegacia de Homicídios da região, a atuação criminosa de Emerick fez com que ele tivesse se tornado um homem temido na região e ele teria usado sua posição para se eleger vereador de Itaboraí na corrida eleitoral de 2015.
O que iniciou como um grupo de extermínio se transformou também em milícia, com extorsão de comerciantes e moradores. Em 2019, o bando foi alvo de uma grande operação da DH de Niterói. As investigações contra os milicianos iniciaram no ano anterior à ação e, na época, os policiais estimaram que o grupo poderia ser responsável por mais de 40 homicídios na região.
Emerick foi indiciado em nove inquéritos de homicídio pela DH, mas não chegou a ser denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.