O astronauta americano Al Worden faleceu aos 88 anos. Ele fez parte da missão lunar Apollo 15, em 1971.
Enquanto seus companheiros David Scott e James Irwin pisaram e caminharam na Lua, Worden permaneceu em órbita ao redor dela esperando por eles. A certa altura, ele estava a 3.600 quilômetros de distância de seus colegas e a cerca de 360.000 quilômetros do resto da humanidade na Terra. Isso garantiu a Worden um lugar no famoso livro de recordes ‘Guinness Book of Records’, como a pessoa mais isolada de todos os tempos.
A agência espacial americana, NASA, chama Worden de “um herói americano cujas realizações no espaço e na Terra nunca serão esquecidas”.
Al Worden foi treinado como piloto de caça a jato na Força Aérea dos Estados Unidos. Em 1966, ele foi contratado pela NASA como astronauta. Durante sua missão, ele deu 74 voltas ao redor da lua.
“Depois de cada volta, ia a uma janela e observava a Terra se erguer atrás da Lua. Isso foi uma experiência única”, disse Worden em uma entrevista anos atrás.
Durante o voo de volta à Terra, Worden fez a primeira caminhada espacial no espaço profundo. Isso aconteceu a 300.000 quilômetros da Terra. Até então, todas as caminhadas espaciais estavam orbitando a Terra.
Até o momento, apenas 24 pessoas foram à Lua e voltaram. Doze deles caminharam na superfície.