Na manhã desta quarta-feira, o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, afirmou que a arrecadação federal em outubro deste ano foi de 135 bilhões de reais.
Tostes Neto expôs os dados durante uma audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e acrescentou que no acumulado de janeiro a outubro houve alta real de 1,9% na arrecadação, totalizando cerca de 1,1 trilhão de reais.
Durante sua participação na audiência, Tostes Neto disse que há “total abertura e disposição do governo” em dialogar com todos os setores sobre a construção de uma reforma tributária.
“Vamos começar tão logo a proposta do governo seja encaminhada a essa Casa”, afirmou o secretário.
Tostes Neto avaliou que tanto a proposta de reforma tributária que tramita na Câmara quanto a que está no Senado têm pontos “favoráveis e interessantes”, destacando que o governo quer construir um consenso em torno “de tudo de bom que cada uma delas tem”.
Ele também afirmou que, dentre os desafios da Receita, estão a manutenção dos níveis de arrecadação necessários para o equilíbrio fiscal e a priorização da simplificação tributária.
Ainda em novembro, o governo deverá enviar um projeto de lei que unifica o PIS e a Cofins (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social).