Dois terços dos membros da OTAN não alcançarão a meta de gastos com defesa de 2% do PIB neste ano, ou seja, apenas 10 dos 30 membros atingirão a meta.
A França e a Noruega se juntaram a outros oito países que gastam rotineiramente pelo menos 2% de seu PIB em defesa este ano. Os oito são Estados Unidos, Grã-Bretanha, Estônia, Grécia, Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia.
Ao todo, os membros da OTAN gastaram cerca de US $ 1,03 trilhão em defesa em 2020.
De acordo com a Aliança:
“A OTAN recolhe regularmente dados sobre despesas de defesa dos Aliados e apresenta agregados e subconjuntos dessas informações. O Ministério da Defesa de cada Aliado informa as despesas de defesa atuais e futuras estimadas, de acordo com uma definição acordada de despesas de defesa.
Os montantes representam os pagamentos por um governo nacional efetivamente efetuados, ou a efetuar, no decurso do exercício financeiro para satisfazer as necessidades das suas forças armadas, dos Aliados ou da Aliança. Nas figuras e tabelas que se seguem, a OTAN também utiliza informação econômica e demográfica disponível na Direção-Geral dos Assuntos Econômicos e Financeiros da Comissão Europeia (DG-ECFIN) e na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Tendo em conta as diferenças entre estas fontes e as previsões do PIB nacional, e também a definição das despesas de defesa da OTAN e as definições nacionais, os números apresentados neste relatório podem divergir consideravelmente dos que são citados pelos meios de comunicação, publicados pelas autoridades nacionais ou fornecidos em orçamentos nacionais. Gastos com equipamentos incluem despesas com equipamentos principais, bem como com pesquisa e desenvolvimento dedicados a equipamentos principais. As despesas de pessoal incluem pensões pagas a aposentados.”
A data limite para as informações utilizadas neste relatório foi 5 de outubro de 2020. Os valores para 2019 e 2020 são estimativas.
Você pode baixar o documento completo em PDF aqui ou baixar as tabelas em formato Excel neste link.