Um apagão global de sistemas cibernéticos causou grandes transtornos nesta sexta-feira, 19, afetando companhias aéreas, empresas ferroviárias e de telecomunicações.
A empresa de análise de aviação Cirium informou que cerca de 1,4 mil voos foram cancelados até o momento.
Nos Estados Unidos, Delta, United e American Airlines suspenderam seus voos devido a “problemas de comunicação”, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA).
Os cancelamentos de voos registrados pela Cirium incluem 512 nos Estados Unidos, 92 na Alemanha, 56 na Índia, 45 na Itália e 21 no Canadá.
A Ryanair, maior companhia aérea da Europa, recomendou aos passageiros que cheguem aos aeroportos com três horas de antecedência.
“Potenciais perturbações em toda a rede (sexta-feira, 19 de julho) devido a uma interrupção global do sistema de terceiros…”, escreveu a Ryanair em seu site oficial. “Aconselhamos os passageiros a chegarem ao aeroporto três horas antes de seu voo para evitar quaisquer transtornos.”
O repórter da BBC, Joshua Nevett, relatou que o check-in no Aeroporto de Luton, em Londres, estava sendo feito manualmente.
“É evidente que os sistemas informáticos da companhia aérea ainda não funcionam”, afirmou Nevett. “Ao passar pelo portão, meu nome foi riscado em uma lista. Papel e canetas na era da IA.”
A Turkish Airlines cancelou 84 voos devido a falhas nas telecomunicações. A AJet, sua subsidiária de baixo custo, enfrentou problemas com emissão de bilhetes e reservas.
Aeroportos em Berlim, Amsterdã, Hong Kong e Espanha também foram afetados, enquanto Zurique suspendeu pousos. Em contrapartida, os aeroportos de Pequim não sofreram impacto, conforme a mídia estatal chinesa.
Companhias aéreas do Brasil se pronunciam sobre apagão
No Brasil, a companhia aérea Latam informou que a operação pode ser afetada pela falha global no sistema da Microsoft, o que pode gerar atrasos em alguns voos. Até o momento, não há registro de impactos significativos na operação.
“O Grupo Latam lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, declarou a empresa em nota enviada à imprensa.
A Azul Linhas Aéreas também confirmou que alguns voos podem sofrer atrasos “devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.
A Latam orienta passageiros com voos agendados para esta sexta-feira a chegarem mais cedo aos aeroportos e procurarem o balcão de atendimento, especialmente aqueles que ainda não realizaram o check-in. Em comunicado, a empresa lamenta eventuais transtornos causados aos clientes.
A Azul Linhas Aéreas também orienta os passageiros a chegarem com antecedência devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, lamentando qualquer inconveniente.
A GOL Linhas Aéreas informou que suas operações e sistemas não foram afetados pelo apagão cibernético até o momento.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), confirmou que as operações nos aeroportos brasileiros não foram impactadas.
Nas redes sociais, ele afirmou: “Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros”.
“Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu.
Bom dia pessoal! Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando ao lado da…
— Silvio Costa Filho (@Silvio_CFilho) July 19, 2024
Outros setores também foram afetados
Além das companhias aéreas, hospitais na Holanda, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico também foram prejudicados.
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, declarou que o problema foi identificado e está sendo corrigido.
“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (…) não é um incidente de segurança nem um ataque cibernético”, anunciou nas redes sociais. “O problema foi identificado, isolado, e uma correção foi aplicada.”