Uma resolução da Anvisa proibiu a venda, distribuição e consumo de diversos lotes de sete tipos de balas produzidas pela Dori Alimentos S.A.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19, após a agência ser informada pela própria fabricante sobre o recolhimento voluntário dos produtos devido ao risco de contaminação por Salmonella muenchen.
A Dori Alimentos detectou o risco durante uma verificação de rotina em seus controles de segurança alimentar na unidade de Rolândia (PR). A empresa alertou que a ingestão pode causar infecção gastrointestinal, com sintomas como dor abdominal, diarreia, febre e vômito.
A empresa também informou que orientou os pontos de venda a suspenderem imediatamente a comercialização dos produtos afetados e que já concluiu o processo de descontaminação e limpeza da fábrica. Consumidores que adquiriram balas dos lotes contaminados foram avisados para não consumirem o produto.
O que é Salmonella?
Segundo o Ministério da Saúde, a Salmonella é uma bactéria da família Enterobacteriaceae que pode causar intoxicação alimentar e, em casos graves, infecções severas, podendo até levar à morte. Existem duas espécies principais que afetam os seres humanos: S. enterica e S. bongori, sendo a primeira a mais relevante para a saúde pública.
A Anvisa afirmou que as próximas etapas incluem a divulgação de um alerta pela empresa, a identificação das medidas tomadas para investigar e corrigir o problema, além do acompanhamento do recolhimento pela Vigilância Sanitária.