Redes Sociais

EUA

Ampliar imagens com zoom em suas lentes de contato? Em breve isso será possível

Thaís Garcia

Publicado

em

Ampliar imagens com zoom em suas lentes de contato? Em breve isso será possível 21
Imagem: Reprodução

“Pisca duas vezes para melhor visibilidade.” É um comando que será dado às suas lentes de contato no futuro.

Uma pesquisa publicada na revista científica Advanced Functional Materials informou que cientistas chineses e americanos da Universidade da Califórnia em San Diego conseguiram juntos, desenvolver lentes de contato que podem ser utilizadas para aumentar o zoom das lentes e ampliar as imagens.

Lente bionimética
Essas lentes são chamadas de lentes bioniméticas. O termo científico bionimética se resume ao fato de que o material do qual a lente é feita pode responder a sinais elétricos emitidos pelo próprio olho.

Com uma lente bionimética, basta piscar duas vezes e suas lentes irão aproximar ou afastar automaticamente.

Esses movimentos elétricos também são chamados de sinais eletrocortigráficos. Estes sinais são liberados inconscientemente. Mesmo quando se dorme, porque mesmo quando os olhos estão fechados, o globo ocular libera um tipo de pulso elétrico. Estes são os sinais que os pesquisadores usam para dar os comandos da lente.

Robótica “soft”
O campo da ciência que estuda essa tecnologia é chamado de robótica “soft”; e tem sido intensamente explorado por muitos cientistas. É um ramo da ciência que lida com materiais compatíveis com o corpo humano, semelhantes aos tecidos encontrados nos organismos vivos.

Utilidade
Esse sistema desenvolvido nesse estudo tem um potencial para ser utilizado, futuramente, em próteses visuais, óculos ajustáveis e robôs operados remotamente.

Além disso, essa tecnologia poderá ser utilizada para outros tipos de próteses. Uma pessoa sem uma mão, por exemplo, poderá mover seus dedos protéticos por meio de sinais elétricos.

No mercado
No momento, as lentes bioniméticas ainda estão em fase de teste. Os pesquisadores publicaram o estudo para mostrar que a tecnologia já existe e agora só precisa ser aperfeiçoada para chegar ao mercado.

Esta nova tecnologia será capaz de ajudar muitas pessoas.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites