Na opinião do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), os recentes atritos entre a Câmara e o Senado pela busca de espaço refletem uma ausência de liderança do presidente Jair Bolsonaro.
“A ausência de liderança do presidente da República no processo de articulação de um relacionamento competente dos Poderes é que tem prejudicado o governo. Tem amarrado o governo, há uma paralisa estonteante. Você fica aturdido de ver”, afirmou.
As duas Casas legislativas disputam o protagonismo em projetos e nas articulações junto ao governo, inclusive para negociar eventuais cargos e emendas.
O parlamentar afirmou ainda que a falta de clareza dos projetos prioritários de Bolsonaro afeta o ambiente de negócios do Brasil, afastando investimentos e atrasando a retomada do crescimento.
“Acima de tudo o vácuo é da liderança do presidente. O presidente não lidera o processo. Você não sente a presença dele. O que se sente é a ausência total. Ausência plena. Qual seria o papel dele? De articulador das duas Casas”, disse.